06 abril 2010

Comunicação: a chave para um melhor relacionamento



Muitos jovens estão lutando com problemas de comunicação na própria família. Um dos principais problemas de qualquer família disfuncional é a falta de qualidade da comunicação. A comunicação é comportamento, é uma palavra de ação. Comunicação é o meio e nem sempre só o objetivo. A comunicação é mais sobre a interação que o resultado. Você pode ganhar a batalha e perder a guerra da comunicação o tempo todo.

Quando a comunicação falha em uma família, geralmente não é por causa do conteúdo, mas sim o relacionamento.


Um estudo foi conduzido na Universidade Estadual de Michigan sobre a comunicação entre adolescentes e pais. Dr. Gordon Sabine mediram as respostas de três mil adolescentes e seus pais. O resultado foi que 79 por cento dos entrevistados achavam que estavam se comunicando com seus filhos adolescentes, mas 81 por cento dos adolescentes disseram que seus pais não estavam se comunicando com eles. A comunicação é uma questão de percepção.

Aqui estão algumas estratégias para construir uma comunicação e relacionamento saudável na família.

Ouvir ativamente. Ouvir é a linguagem do amor. Boas habilidades de escuta incluem:
- Uma pessoa que dá atenção
- Olhando o passado o conteúdo das palavras, tomando conhecimento de tom e linguagem corporal
- Manter uma atitude aberta e aceitando
- Reflexão e questionamento respeitoso para ajudar a esclarecer o seu entendimento
- Respostas verbais adequadas ao que está sendo comunicado (ou seja, dando um olhar vazio, mas a resposta - mesmo que seja algo como "eu não tenho certeza o que eu penso sobre isso.")

Aprender e usar linguagens do amor. Gary Chapman escreveu um excelente livro intitulado The Five Love Languages, que ele identificou como:
1) Palavras de afirmação; 2) O tempo de qualidade, 3) receber presentes; 4) Atos de serviço e 5 toque físico).

Chapman diz que a maioria de nós tem uma linguagem de amor principal e, talvez, uma linguagem de amor secundário forte que preferir - embora todos eles podem ser importantes para uma boa comunicação e relacionamento. Conhecer, compreender e utilizar as linguagens do amor que seu cônjuge e filhos preferem ajudará a construir relacionamentos fortes da família.

Comunique-se com honestidade e integridade. Você não tem que ser perfeito, mas os filhos não querem seguir a liderança de um hipócrita quer. O pai que tenta ser perfeito esta fazendo um grande erro. Acredite ou não, desculpas melhora a comunicação. Deixe que seus filhos saibam que você é humano. Admitir seus erros desobstrui os canais de comunicação real e remove os obstáculos que podem se acumular. Admitir erros promove o compartilhamento, muitas vezes cria carinho e compreensão.

Comunicação saudável leva tempo. Discordo com os especialistas pais que dizem que se você não pode dar a seus filhos uma quantidade de tempo, dar-lhes tempo de qualidade. Acho que seus filhos merecem tanto. Qualidade só vem depois da quantidade que você deu.

Trabalho através de conflitos. Conflito pode ser um caminho para o bloqueio de comunicação e comportamento amoroso, ou pode ser um caminho para uma comunicação mais profunda, uma maior compreensão e comportamento amoroso. Quando há conflito, a inclinação natural para pais e filhos é ficar na defensiva e fechada com a intenção dê se proteger. Na curta distância, pode ser mais fácil lidar com o conflito desta forma.

No entanto, há uma maneira melhor. é evitar ser defensivo e estar aberto para aprender. Com isto em mente, devemos assumir a responsabilidade por nossos próprios sentimentos, comportamentos e conseqüências. Trabalhando com o conflito tem um maior envolvimento emocional, mas é a forma carinhosa de cuidar de si mesmo, bem como o seu filho.

6 comentários:

  1. Muito bem colocado esse tema.Estamos numa sociedade em que as pessoas não tem diálogos.Em nossas casas muitas vezes a televisão e todas essas novas tecnologias tem mais espaço do que uma boa conversa com nossos familiares.Não tenho nada contra,mas creio que podem serem usados pra fazer o bem.O Senhor tem me incomodado sobre esse assunto:Comunicação a chave para um melhor relacionamento.E o mais interessante é tem mais ou menos uma semana que comecei a ler esse livro:As Cinco linguagens do amor.Não li muito ainda,mas já vi que é um excelente livro.Que Deus continue te usando através desse blog.Paz

    ResponderExcluir
  2. otimo tema eu gostei muito e acho importante ter ousadia para tocar nesses assuntos,,, gostaria que voce comentase alguma postagem minha, afinal só falta voce, e a opinião dos irmãos é muito importante !!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente; na falta da comunicação, levanta-se com vigor o desentendimento, pais não se relacionam com os filhos e vice-versa. Também creio que a comunicação é o princípio fundamental para se edificar uma boa relação, em nosso caso, na família; é preciso, é importante, aliás, é essencial. Deus lhe abençoe muitíssimo por essa postagem, realidade bem manifesta em nossos dias!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, a falta de comunicação entre pais e filhos está muito ligado aos tabús, e também na cultura da familia, isso tem que ser melhorado a cada geração da familia, o tempo passa, e temos que tentar cada vez mais progredir, juntamente com o tempo, para que esses tabús, que muitas vezes podem até destruir laços familiares, sejam deixados para tráz.

    Visite o meu blog:
    http://blogdoluansammet.blogspot.com

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. tema realmente muito bem colocado, falta comunicação é um problema, as vezes nem só na familia bem como em todo lugar, até na igreja...
    mas fiquei pensando na primeira parte do texto...
    acho que nem só os jovens tem lutado com este problema na família, mas muitos pais também.Lembrei-me de eu nos tempos de adolescente; quando minha mãe ainda ia comigo até a escola, não pra me levar, mas porque sempre fomos amigas, e meus colegas de sala "juntos" zombavam, mas "individualmente" diziam que queriam um relacionamento igual com sua familia mas tinham vergonha do que os "outros" iriam dizer...
    muitos jovens se afastam dos pais porque não querem ser "diferentes" do resto de sua turma...
    Ainda bem que nunca tive este problema, aqui em casa a familia fala sobre tudo, sobre nada, sobre qualquer coisa...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Gostei muito dessa postagem posso copiala? assim , muitos poderam receber essa palavra maravilhosa! am´ne ,. Deus abençoe cada vez mas sua vida

    ResponderExcluir