08 abril 2010

comunicação é a chave


O traço que é mais intimamente ligada ao sucesso ou fracasso de seu casamento é a sua capacidade de se comunicar. Às vezes, na família desenvolvemos alguns hábitos de comunicação são muito pobres. Dr. John Gottman é um dos maiores especialistas do mundo sobre o casamento. Ele afirma que muitas vezes pode determinar se um casal está no caminho para o divórcio por observá-los interagir em um problema de conflito. O Dr. Gottman trabalha muito em cima da má comunicação. Em seu excelente livro, Os sete princípios para fazer o trabalho da união, escreve cerca de seis maus hábitos de comunicação que são prejudiciais à intimidade construção e desenvolvimento de uma comunicação saudável. (Esses hábitos pobres vão ajudar a medir como você está fazendo com o seu cônjuge nesta área. Se você está precisando de ajuda, então eu sugiro que você converse com alguém sobre a sua comunicação. Lembre-se, onde não há conselho, as pessoas caem; na multidão de conselheiros, há segurança.)
Seis hábitos de má comunicação são:


Começo áspero: por a outra pessoa na defensiva antes que a conversa tenha uma possibilidade.

Os três cavaleiros: O Dr. Gottman reivindica que determinados tipos de negatividade são mais letais a o seu relacionamento. Seus três cavaleiros são:
1) Desaprovação: As queixas são negócios normais, mas a desaprovação com o caráter e personalidade do seu esposo.

2) Desprezo: pensamentos negativos sobre o seu parceiro que se transformam em desrespeito

3) Defensiva: Como discutido anteriormente no capítulo desta abordagem, raramente funciona e geralmente a conversa se transforma em um jogo da culpa.



3. Inundação: Isto acontece quando você ou seu esposo bombardeiam a comunicação com a negatividade se é sob a forma da desaprovação, do desprezo, da capacidade para a defesa ou de qualquer outra aproximação negativa.

4. Linguagem corporal: As autoridades dizem-nos que uma boa comunicação é mais sobre a linguagem corporal do que palavras reais. Quando uma pessoa fecha a outra pessoa para fora com seu linguajar corporal, geralmente a comunicação saudável acaba-se.

5. Falha tentativas de reparação: uma tentativa de reparo é quando um casal coloca um freio à tensão no relacionamento. Obviamente que há tempos com intensa comunicação em que um casal precisa ter um tempo limite. Em um relacionamento que não está funcionando, uma tentativa de reparação não funciona na diminuição da tensão ou diminuir o nível de estresse.
Só piora.

6. Memórias más: Quando um casal é consumido com negatividade não afeta apenas o seu passado, mas pode colocar em perigo o seu futuro. Em quase todos os casos são muito boas e felizes recordações em cada relacionamento, mas se as coisas são muito negativas, que não consegue se lembrar dos bons tempos, a relação está se deteriorando.

Estes são todos maus hábitos, mas muito normal. Se você está lutando no departamento de comunicação do seu casamento, então eu sugiro fortemente que você comece a ajudar o seu parceiro a trabalhar as questões de comunicação.

Um comentário:

  1. Amós3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
    O casal deve procurar se entender através da comunicação mas infelizmente tem conjuges que não se comunicam como deveria.
    Prov15:23 O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!!

    ResponderExcluir