07 outubro 2010

Comunicação - Parte vital em um casamento

Algumas coisas são vitais para que um casamento seja um sucesso. A seguir listo aquelas que considero indispensáveis:

Deus
Falar em casamento sem Deus é falar de fracasso. Afinal, como podemos medir sucesso ou fracasso num relacionamento de duas pessoas? Pela quantidade de bens listados na minha Declaração de Bens entregue anualmente à Receita Federal? Pelo tamanho da minha casa? Pelo carro novo ou velho, grande ou pequeno? Nada disso. Sucesso é poder dizer "eu e minha casa servimos ao Senhor".

O entendimento do que é um casamento
Já abordamos o que é casamento aqui no site. E se eu não souber o que é um casamento, dificilmente vou conseguir acertar o alvo, saber que direção tomar, o que fazer.

A definição dos papéis
Em qualquer área da nossa vida desempenhamos papéis bem definidos. No trabalho, no relacionamento com amigos, na família. O que se espera de cada um no casamento é fundamental. Qual é o papel do homem? Qual é o papel da mulher?

Perdão
Falar de casamento e não falar de perdão é perda de tempo. Falar de perdão é falar da graça, da capacidade de oferecer ao outro e a si mesmo "liberdade".

Amor
Sem amor nada acontece. Amor não é um sentimento qualquer. Não é como paixão, que me controla (ou descontrola) através de alterações químicas no meu organismo. Amor é verbo, é ação, é algo que eu decido fazer. Portanto amar é uma escolha.








Uma boa comunicação
Mas mesmo eu sabendo o que é um casamento, mesmo tendo os papéis definidos, se não houver uma boa comunicação, a chance de fracassarmos é muito grande. Apesar de toda tecnologia atual, como computadores, celulares, internet, etc, vemos que somos capazes de nos comunicar com nossos semelhantes do outro lado do planeta, mas não conseguimos nos comunicar com nosso cônjuge!

Existem várias diferenças entre um casal feliz e um casal infeliz. No entanto essas diferenças se baseiam no fato do casal saber ou conseguir se comunicar ou não. Um texto que sempre me faz pensar a respeito da minha postura nessa área está em Provérbios 18:21 "Nossas palavras tem poder para construir ou destruir nossa vida. Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca". E como podemos então definir comunicação?

Definição
Comunicação é o intercâmbio constante de pensamentos, sentimentos, ideias, sonhos, preocupações, planos, alvos e realizações, visando um entendimento entre as pessoas.
O grifo na frase anterior é fundamental... constante! Não algo para ser realizado uma vez ao ano, no natal ou no aniversário de alguém. Nem simplesmente naqueles dias quando as coisas vão mal e eu não consigo pagar alguma conta, e então tento descobrir ou achar um culpado (que nunca sou eu, evidentemente)!
Além disso, pensamentos, sentimentos, ideias, sonhos, não são coisas para serem compartilhados com qualquer um! É algo especial, e merece alguém especial para ouvir. Deve ser com seu cônjuge.
Comunicação também pode ser definido como o processo verbal ou não verbal de transmitir uma informação a outra pessoa de maneira que ela entenda o que está sendo dito (ou comunicado).
Não são somente palavras. São gestos, atitudes.
Comunicação é uma arte, e é uma arte que precisa ser aprendida. Gastamos a vida inteira para aprender a ser eficientes nessa arte.

Por que é importante uma boa comunicação?
Em Amós 3:3 diz "Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?". O texto não fala simplesmente de andarem fisicamente lado a lado, mas de terem objetivos comuns. E para que haja acordo e duas pessoas possam "andar" juntas, é preciso uma comunicação adequada.
Como pode um problema ser solucionado sem a comunicação? Como pode um objetivo ser atingido pelo casal sem comunicação? Como pode um casal dar educação adequada a seus filhos sem comunicar-se?

Escrito por Eliseu Schmidt

Um comentário: